quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O Coletivo de Artistas Açúcar Invertido, ano 2002

 oi galera,

eis a BONECA do hp Açucar Invertido. Disponho algumas conversas com amigos, para discutirmos conjuntamente, o campo esta aberto 'as ideias. algumas pessoas que estao no elenco ainda nao foram confirmadas. caso recebam através do blog, e nao queiram fazer parte da quarentena recuse tambem on-line.

raquel
Data: 08/02/2002 19:19
Assunto:
barrus!!!!

fiquei animada com seu mail!!!!!
vc acha que um projetor é algo viável????
mais 2 caixinhas de som para a trilha linda que o wilson está fazendo????
já que a idéia é processo, vou pensar numa ocupação de espaço diferente, para propor para uma outra sal!
lugar para ficar nào é problema, pode ser aí ou noutro lugar, passagem e ajuda de custo deria legal1
beijo
vou pensar mais e te escrevo!

Raquel
anote:

1. o fluorescências está sempre aí, com ou sem fluoroscópio (traduzindo: temos o curta, em beta, que pode ser projetado com ou sem instalaçào);
(por falar nisto, a quantas anda o interculturalidades???? vai rolar????)

2. a glass of air, um vídeo de 17 minutos que vai virar um dvd interativo e que pode ser mostrado numa vídeo-instalaçào. sugestào: uma sala escura com um projetor, várias peles de acetato e uma parede de espelho. por ex, se a sala tiver 4 x4 mts, precisaríamos de 4 mts de espelho.

3. projeto riosampa: nós troca'ríamos uma correspondência durante, por exemplo, 2 meses, discutindo questões urbanas, poéticas e pessoais. depois exporímaos o resultado desta discussão que pode ser via internet.
isto não é novo, mas gostaria de trabalhar o eixo rio-sampa numa discussão artística;
pode virar site, webarte, instalaçào.

(tipo equipamentos ou $ para os espelhos e acetatos???????)
de qq maneira, quero participar, vamos achar o projeto certo para as condições que eles oferecem!!!!
amanhã (hoje) saio muiiiiito cedo, para um café às 7:30. onde vc vai estar à tarde???
de qualquer maneira, vc pode me ligar a qq hora:
anote meu celular:
9538 8392

A GLASS OF AIR

O vídeo A GLASS OF AIR fala sobre o vazio no corpo da mulher e da falta de vazio na cidade. A artista trata do corpo humano e do corpo da cidade, estas duas categorias corpóreas, como uma pele sobre a qual são projetadas identificações e alteridades. Invoca uma construção deste corpo a corpo através de imagens em contínuo deslocamento, do espaço entre uma palavra e seu eco, um sopro e sua intenção, como uma música formada de intervalos e silêncios.

VÍDEO-INSTALAÇÃO

A GLASS OF AIR deve ser apresentado em uma sala quadrada, escura, com um vídeo projetor que colocará as imagens sobre uma parede branca. A parede diametralmente oposta deverá ser recoberta por um espelho e, entre elas, várias folhas de acetato farão vários véus que reterão fragmentos destas imagens. Esta obra deve ser transmitida ao vivo pela internet.

INTERNET

Se o espaço da FUNARTE RJ possuir linha rápida, é necessário para transmitir a vídeo-instalação via internet:
- um provedor,
- um ponto de telefone muito próximo à sala da instalação,
- um computador com moden,

O site que receberá o trabalho ficará a cargo da artista.

DVD

A GLASS OF AIR está sendo preparado para ser apresentado como um DVD. Para a exposição em questão a proposta inicial está sendo a de vídeo, mas este poderá ser substituído pelo DVD. Neste caso, a DVD instalação será detalhada em tempo útil para que a produção do evento possa providenciar os equipamentos.

Rachel Rosalen
55 11 3231 1090
55 11 3256 6532
55 011 9538 8392

rachelrosalen@terra.com.br

Ciriaco

Rapaz, fiquei tao excitado sobre a sua expo que esqueci de comentar um
possivel projeto pro interculturalidades...

Achei a sua ideia super legal a respeito do Big Slip. So precisava de umas
informacoes tecnicas...

Primeiro queria ver se entendi bem:

A gente poderia projetar no cinema a minha colagem?
1)if so, isso quer dizer que vcs tem projetor de video?
2) a qualidade de imagem nao ia ficar muito pobre? nao que me importe com
apuro tecnico, mas em alguns casos, por causa da ampliacao, pode ficar
ilegivel.
3) tenho muito mais imagens alem dessas. Alem disso estou fazendo o
contraponto: filmes brasileiros olhando os americanos. O chato e que em
sido dificil achar filmes brasileiros por aqui.

Outra ideia, que e muito complicada, mas que tambem e o maior barato. Quem
sabe pra oppening?

Olha so: um sujeito ai no Brasil veste uma especie de mascara que tem um
monitor acoplado a um computador. Outro aqui em Baltimore faz a mesma
coisa. O computador dai estara ligado via internet com uma camera que
estara na cabeca da pessoa daqui e vice-versa. A proposta seria que cada um
tentasse andar como se estivesse na sala no outro pais...

Fiz uns testes (quase realizei num congresso na Hungria, mas acabei mandando
so video mesmo) e ainda nao esta 100 %, mas...

Para isso precisariamos ter ai um computador, uma conexao com a internet e
no computador uma copia do Cu see me (um software, que acho que e gratis).

Essas sao algumas ideias meio mirabolantes que estao passando pela minha
cabeca.

Sera que vc poderia me mandar informacoes mais precisas sobre a expo? E que
sera no mesmo mes da minha expo de tese e tenho que planeja-las todas muito
bem.

(De quando a quando? por exemplo)




artur
Para Edson Barrus,

PROPOSTA: desculpem o transtorno, estamos em obras

Autoria: Aog, Arthur Leandro, Josaphat, Lethy Caldas, Rômulo Araújo, Ronaldo
Rone.

DESCRIÇÃO:
1- Catalogar os artistas participantes e enviar a catalogação para o local de
realização;
2- Retirar troncos de mais de 1,20 m. de diâmetro da área da foz do rio
Amazonas que banha o Amapá – usar apenas troncos derrubados pela força da água –
registrar tudo em foto e vídeo;
3- Armazenar os troncos em local coberto para secagem;
4- Cortar os troncos em pedaços com a medida da altura dos artistas;
5- Transporta-los de balsa para Belém;
6- Transporta-los de carreta para o local de realização;
7- Armazena-los em frente ao local de realização;
8- Transportar os artistas para o local de realização;
9- Instalar uma área de trabalho na instituição onde se realizará o trabalho;
10- Isolar a área de tal maneira que apenas os artistas tenham acesso a ela;
11- Designar Rômulo Araújo para ser o porta voz do grupo, monitor de visitas
guiadas e defensor do trabalho para possíveis debates críticos;
12- Esculpir os troncos usando apenas moto-serra;
13- Esculpir até não haver mais matéria para esculpir;
14- Usar prazo de uma semana, considerando o descanso no sétimo dia;
15- Registrar todo o processo em fotografia de 35mm e vídeo;
16- Registrar as visitas em fotografia instantânea (polaróide);
17- Revelar os filmes 35mm de processo do trabalho;
18- Ampliar e expor as fotografias dos registros do trabalho, expor os vídeos,
expor as fichas catalográficas e todos os resíduos do trabalho;
19- Deixar a exposição pelo período de três semanas;
20- Desmontar a exposição – deixamos esta função para a ação do tempo.


Edson, como fazer para o Gustavo Capanema? A idéia é transformar o local de
trabalho em vitrine de exposição, mas para aquele espaço seria necessário fazer
um “aquário” de vidro..... Então, como isolar?


Precisamos, urgente, de um convite formal aos artistas especificando o trabalho
a ser montado, para conseguirmos algumas coisas por aqui.

Beijos,
Arthur

Edson,
Precisamos urgentemente do convite para a querentena das artes, fizemos um
projeto e vamos apresentar ao Gov. do AP, mas tem que ter o convite.....
Beijos, Arthur
E '~ao te esquece que op nome é "Desculpem o transtorno, estamos em obra".
Beijos, de noivo.
Arthyur

Edson Cão.... & mulato,
Não sei como vamos fazer, mas topamos. Mando esta com cópia p/ povo do Amapá,
para já irem adiantando as coias.
Manda um convite formal para o meu e-mail E para meu endereço postal (UNIFAP/
Dep. de arte, Campus do marco Zero da Linha do Equador, CX postal 261, CEP
68.906-970, Macapá/ Amapá), é mais importante a carta postalArthur

Deu no Jornal Folha do Amapá, de sexta-feira, 26/abril/02
“Desculpem o transtorno,
estamos em obra”
...
Agora, se você está a fim de ficar numa sala com esses malucos para saber do que eles são capazes de fazer com uma moto-serra, eis que chegou a oportunidade. De 7 de maio a 16 de junho, na sede da Funarte, Rio de Janeiro, acontece o projeto "Açúcar Invertido", uma "quarentena de arte em processo" e o Grupo Urucum é o único do Norte convidado a expor seu trabalho.
A proposta do projeto é colocar o público em contato com o processo criativo dos artistas, que durante quarenta dias estarão em exposição junto com suas obras. Uma espécie de reality show em que o público tem a chance de acompanhar, passo a passo, todo o processo de construção da obra.
"Desculpem o transtorno, estamos em obra" foi o trabalho selecionado. Cada um dos quatro levará um tronco de madeira colhido no Rio Amazonas, aqueles que foram arrastados para a margem pela força do grande rio. Eles são retirados do Amazonas com a ajuda de um carro munk e levados de carreta até o local da exposição, no Rio Janeiro.
Durante uma semana os quatro esculpirão os troncos, com suas motosserras, até que estes se desfaçam, ficando no local apenas resíduos, que, segundo o grupo, "representam a diluição da identidade amazônica. E a alternativa a essa destruição é a valorização da nossa cultura pelo próprio amazônida, juntamente com o respeito vindo dos demais povos do Brasil e do mundo".
Para não fugir à regra da maioria dos criativos desse País, que vivem na pindaíba, os artistas do Urucum estão encarando uma de andar com pires na mão pedindo apoio para comprar as passagens e conseguir recursos para a estada no Rio de Janeiro. O Centro de Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos, a Companhia de Eletricidade do Amapá e a Secretaria de Estado da Comunicação contribuíram cedendo passagens e apoio logístico. Mas ainda falta muito para assegurar a participação do grupo nesse importante evento para a cultura brasileira.
O resultado da exposição e a história do grupo serão contados em livro, que deverá circular pelas principais bibliotecas e galerias do País, com a marca e o nome dos patrocinadores. E aí, quem se habilita a colocar sua marca na história da arte contemporânea do Amapá? Contato: 9974-0299.


...O meio de arte também é responsável pela sua dificuldade em gerar esta (falta de) demanda, por se contentar com o isolamento; desde que as exposições e alguma divulgação na mídia estejam garantidas...Teremos que ampliar internamente o circuito e os artistas devem procurar brechas possíveis e valorizar os espaços de discussão que eventualmente se criem. Luis Camilo Osório

Você está satisfeito com o `estado-da-arte´ das coisas?
Você está satisfeito com o ´estado-das-coisas´da arte?
Simone michelin, O Santinho, Galeria da Uff,abril de 2002.

Os planos funcionam muito bem, às vezes. Porém, às vezes é muito melhor botar simplesmente algo em movimento... Luther Blissett.


AÇÚCAR INVERTIDO: QUARENTENA de Arte Comtemporânea capitaneada por Edson Barrus Ilmtdo.

40 dias. Espaço de tempo durante o qual artistas procedentes de diversas localidades permanecerão em processo, manifestando Sintomas de Arte Contemporânea. Não se trata de fundação e/ou de renovação e ampliação de áreas para a arte, visando a `desinstitucionalização´ através da proliferação de instituições mutantes. AÇUCAR INVERTIDO é um evento que nasce da vontade de produzir um saber sobre Arte Contemporânea, no momento em que não estão ainda preenchidas as condições para um consenso sobre esse saber. VAMOS esmigalhar o mecanismo psicológico de adesão aos sistemas instituídos da arte, acelerando ao máximo o processo, propondo continuamente novos sistemas que não busquem a Verdade mas que apontem para a surpresa. Um acontecimento aberto, elástico e redefinível; remanipulável constantemente.
Evento-Livre, baseado no maior número possível de retoques, sem autor e sem autoridades, descartando qualquer tática que possa ser previsível (convites,vernissages,curadoria,etiqueta de identificação, montagem,exposição,texto crítico,programa,etc).
Um evento como realização de produção, fomentador e esteio institucional à produção emergente que não obedece à exigência de consumo. A ênfase desse projeto açúcar invertido se dá no processo de produção e na reflexão produzida nesse processo entre artistas. As obras serão os produtos dessa vivência.
Artistas atuarão na quarentena com diversas mídias para evidenciar suas poéticas. Uma mostra de poéticas; em vez de obras, poéticas em processo. Como essas poéticas se manifestam, e que atritos sofrem no dialogo com as outras poéticas e com o conceito de IMARGEM que permeia intenção do evento.

DESCULPEM O TRANSTORNO , ESTAMOS EM OBRAS
à margem da imagem. Espaços que se definem a partir do som, mapas sonoros, Vídeos que duram hum segundo. Imagens noticiadas pelo jornal e pela tevê, que bastam-se sabidas. Imagens que transbordam, Sem contornos, são informes e voláteis. Imagens fatos, produzidas na fluidez dos acontecimentos. Imagens feitas de sons e pigmentos líquidos/gasosos em trânsitos. BRfree dos pigmentos em transe, a dança dos pigmentos. Arte como laboratório de delírios. Que se Insere no real, no fluxo da vida. O hiperreal assumido (e aqui reside o artifício) na produção do simbólico. Imagem com margem, e/ou, produzida à margem. sem limites.
Trabalhar o conceito de imargem dentro da noção de processo, um evento processo, desenvolver projetos ainda não realizados e propostos especificamente para a quarentena e/ou surgidos durante ela. Imagens líquidas e gasosas
a intenção é de uma vivencia, serão 40 dias de atividades,onde possamos trabalhar com a realização de projetos e viabilização de propostas e indagar a respeito do conceito IMARGEM.

Promover intercâmbio e vivência de processos artísticos e Linguagens híbridas, dando vazão ao fluxo poético do artista.Vamos ouvir os projetos dos artistas pela suas próprias bocas. um território de discussão.
Temos Teto em laje de cimento, piso preto, um auditório, temos 6 salas imensas, dezenas de colunas, um pilotis maravilhoso, uma area livre suspensa, a rua e todo o contexto urbano, vitrines, portarias, restaurantes, banheiros, ônibus, salão de cabelereiro , supermercados, internet, Placas de transito, faixas, panfletos,etc.
O conteúdo da publicação será produzido na própria quarentena ( fotos, desenhos, ,textos,manuscritos, gráficos, projetos realizáveis e irrealizáveis. AO artista cabe propor mais de uma coisa, é um evento processo. elaborando e externando...

FRIDAY, MAY 03, 2002

ei Arthur, que operação é esta, vcs estavam ajudando mais um pouco na devastação?
Mas a série de fotos é bem bacana, vc sente o peso da respiração no processo, aquela velha humidade a quase 100%.
As imagens não deixam claro que tudo isso é uma operação de arte, mas enfim a imagem tem em sí uma singularidade que já é estranhamente bonita. Para nós, oriundos desta paisagem a coisa já se decodifica mais agilmente, mas aos demais, isso deve ser incômodo e ao mesmo tempo excitante
Sidney Philocreon de Mendonça

WEDNESDAY, MAY 01, 2002

Aos artistas doces & invertidos,
Gostaria que essas coisas acontecessem também aqui no Amapá, pois ao fim de tudo
é foda viver em cidade periférica e isolada.
O grupo URUCUM já está laranjado e pronto pra ocupar a FUNARTE,
até porque a FUNARTE nunca nos ocupou,
nem se pre-ocupou com Macapá,
onde fica?!
Querem vir pra cá?!
Josaphat - Grupo URUCUM
açucar invertido (acucarinvertido.blogspot.com)

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